sexta-feira, 18 de maio de 2007

Moções de Apoio

Moções de Apoio

Já recebemos até o momento moções de apoio calorosas de várias entidades estudantis de São Paulo. Muitas das quais prometem ocupar também diretorias e reitorias a partir da próxima semana.
Últimas moções de apoio recebidas:
CACS – PUC-SP
CASS – PUC-SP
CEUPES – USP
CACH – UNICAMP
SINTUSP
CA’s – UNESP Franca
CA’s – UNESP Rio Claro

Agradecemos o apoio e vamos à luta!!

5 comentários:

Unknown disse...

A UNIÃO FAZ A FORCA! POR MEIO DE DISCUSSÕES SEM AGRESSÕES TODOS NÓS, ESTUDANTES PODEMOS LUTAR POR NOSSO DIREITOS...É REALMENTE UMA PENA Q ESSA DEMONSTRACÃO DE INTERESSE NAUM TENHA OCORRIDO AKI NO CAMPUS DE BOTUCATU.....

Iuri Reis disse...

oi, eu sou aluno da puc-sp de direito, e tenho acompanhado a ocupação da usp, além de ter tido contato direto com a ocupação da unesp de assis.
Eu acho que chegamos à um ponto da discussão, em que é preciso demonstrar as autoridades publicas, que independentemente de os decretos serem ou não inconstitucionais (e eu penso que são), eles devem vir abaixo, principalmente por se tratarem de algo que não condiz com a vontade do povo, uma vez que a grande maioria que busca se informar sobre o assunto, vem tendo posicionamento contrario aos decretos.
vivemos em uma democracia, por mais constitucional e dentro da lei que seja um decreto, ele precisa condizer com a vontade da população, pois até mesmo as ditaduras possuem constituição, e fazer decretos constitucionais em uma ditadura ainda sim é violar o direito de todos.
minha sugestão, tanto para a ocupação da usp quanto todas as outras, é que se arrecadassem assinaturas de alunos, professores, funcionarios, pais, parentes, amigos, simpatizantes da ocupação, visitantes, e todos os seguimentos da sociedade que estão a favor do fim dos decretos.
se forem arrecadadas assinaturas com nome e rg, estas se tornaram um documento consideravel, e não poderam ser desprezadas pelo governador, uma vez que eu acho que todas as ocupações juntas renderiam milhares de assinaturas.
bom, fica ai minha sugestão. espero que gostem.

Carina Ruiz disse...

São José do Rio Preto, 01 de Junho de 2007.

Moção de Apoio


Os estudantes da Universidade Estadual Paulista – Unesp, campus de São José do Rio Preto, vêm por meio desta demonstrar apoio aos estudantes que ocupam a reitoria da USP, bem como a pauta proposta pelo movimento.
Tal decisão foi tomada em assembléia geral estudantil, realizada no dia 31 de maio de 2007.

Coletivo Geografia na Luta disse...

CARTA DE APOIO AOS ESTUDANTES DA USP, UNESP E UFAL

No dia 31 de maio do corrente ano, em decorrência da
Plenária Final da II Semana do Geógrafo realizada na Universidade
Federal de Sergipe, os estudantes de geografia, representados pelo
Diretório Acadêmico Livre de Geografia (DALIGEO) referenciou a ação
dos estudantes da USP, UNESP e UFAL frente à conjuntura atual da
Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.
É fato que a Universidade publica e gratuita vem sofrendo o
processo de precarização da educação ao longo de toda sua história,
sendo intensificado nos últimos anos. As políticas neoliberais
postas em prática nos paises subdesenvolvidos caminham para uma
mercantilização da educação, descaracterizando a sua função social
para submetê-la aos interesses de grupos econômicos, aos interesses
do capital.
Indo de encontro a todo esse conjunto de medidas
econômicas, políticas e sociais que atingem a educação, encaminhando-
se ainda o processo de privatização da Universidade Pública é que o
movimento estudantil não se cala. É prova disto a mobilização dos
estudantes da USP, UNESP e UFAL através do movimento de mobilização
na ocupação de suas respectivas reitorias dando visibilidade à luta
em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade.
Por conta de tudo que já foi citado é que os estudantes de
geografia da Universidade Federal de Sergipe apóiam a atitude desse
coletivo. É imperativo a união de todos os setores que compõem a
Universidade Pública, a exemplo da USP em que a ocupação conta com a
presença de professores e técnicos. A construção de uma nova
Universidade deve ser uma luta constante de todo aqueles que
compreendem a necessidade de uma educação emancipadora.

"A barricada fecha a rua. Porém, abre caminhos"
(Frase escrita nos muros de Paris em 68)

Os estudantes de geografia da Universidade Federal de Sergipe

Unknown disse...

MOÇÃO DE APOIO AO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM LUTA


O Diretório Acadêmico “Honestino Guimarães” e o movimento estudantil do CUFSA, de Santo André /SP, que exige antes de mais nada “ Fora Odair Bermelho” e a reforma universitária , representado pela comissão de comunicação, vem a público declarar o seu apoio à UNESP, pelos estudantes heróicos que tiveram a corajem de se levantar contra a precarização e desumanização do ensino em sua universidade e em nosso país.
Vimos também declarar que estamos juntos na luta contra o REUNI, que somente servirá para legitimar as tão comuns medidas de sucateamento do ensino superior que temos presenciado nas universidades pelo país.
Temos que conscientizar a população de que esta luta é de todos e que é de suma importância a participação da sociedade nestas discussões.
Sigamos em luta até a vitória!


Todo o apoio aos que se indignam e que enfrentam as injustiças sociais!


A imposição de medidas e decretos que ferem a autonomia universitária; o sucateamento de cursos, como a redução da grade curricular, falta de investimentos em infra-estruturas e instalações, contratações irregulares de docentes; as ações repressoras e intimidadoras, usando força policial, "homens seguranças contratados" e processos judiciais contra alunos e professores que se manifestam contrariamente a quaisquer destas ou outras situações semelhantes, demonstram, que não se tratam de simples coincidências.

Certamente, são modelos e medidas administrativas, inseridas num mesmo contexto político-econômico, que fazem parte de um processo de degradação da Educação no país, através da mercantilização do ensino superior, numa articulação entre o Estado e o mercado auto-regulador neoliberal, que servem para satisfazer a ânsia por lucros e a manutenção do controle político e econômico de uma elite nacional, indubitavelmente, comprometida com outras elites internacionais.

Precisamos nos mostrar preparados para os problemas do mundo moderno e reconhecer que, por sua complexidade e pela força das estruturas de poder vigentes, não nos resta alternativa senão fazermos valer nossa condição, em grande medida, privilegiada pelo acesso a educação superior, ainda que de forma precarizada, para então nos manifestarmos em defesa da Educação, de nossa sociedade e do nosso futuro.

O movimento estudantil que construímos atualmente pelo país, em que pesem as condições e circunstâncias locais, levanta as mesmas bandeiras, quais sejam, a bandeira da qualidade de ensino, da educação pública gratuita e laica, da autonomia universitária.

Toda a oposição e repressão contra os estudantes, e da forma contundente como vem ocorrendo, deixam clara a importância e a responsabilidade que estamos assumindo.

Por esta razão, aumenta enormemente a necessidade de nos unirmos e estabelecermos laços para conjuntamente construirmos estratégias de ações coerentes, além de solidarizações significativas e decisivas, que fortaleçam nossos movimentos e nos possibilitem alcançarmos conquistas.

O que deve ocorrer neste momento importante, é justamente a união dos movimentos estudantis pelo país, para formarmos uma coletividade que construa força própria para produzir intervenção política e social, capaz de atuar de forma independente e contínua.

Precisamos reagir não só para garantir nosso simples direito de acesso à Educação superior, mas também por condições cada vez melhores de aprendizagem e acesso à cultura, em todos os níveis escolares.

Precisamos conter a fragmentação do pensamento, que tende para o dimensionamento unilateral, da ideologia vigente neoliberal, e revertermos a lógica que nos impõe o "o que podemos saber" para a do "que devemos saber".

Educação não deve ser NUNCA mercadoria!

Saudações Estudantis de Luta e Solidariedade aos Colegas da UNESP!
Essa luta é de todos nós!


Blog da Ocupação da FSA: http://ocupacaofsa.blogspot.com/
Contatos: comissaodecomunicacaofsa@grupos.com.br
d.a.honestinoguimaraes.fafil@gmail.com
ocupacaofsa@gmail.com



Movimento Estudantil do Centro Universitário Fundação Santo André.
DIRETÓRIO ACADÊMICO “HONESTINO GUIMARÃES”